segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Medicina Chinesa .


O que é a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)?

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina energética, ou seja, toma como base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico, e afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que, ao serem puncturados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo. A doença, por sua vez, é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgãos.

Este sistema beneficia de experimentação e aperfeiçoamento ininterrupto há vários milhares de anos: com ele se obtêm resultados mais rápidos e profundos em acupunctura. Sem ele, a acupunctura fica reduzida a uma prática empírica, sem história científica e de alcance muito mais limitado.

Toda a cultura chinesa assenta em duas teorias base: a teoria do yin/yang e a teoria dos cinco elementos. Toda a visão do mundo dos chineses nasce a partir destes dois princípios básicos. A medicina chinesa, como legado cultural chinês, aplica estes princípios à compreensão da natureza e do corpo humano, e a partir daí constrói o seu corpo de saber científico tradicional.

Largamente estudada e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a MTC possui hoje, mesmo a nível Ocidental, um valor inegável. De tal modo que a própria OMS emitiu, já há alguns anos, uma lista em que reconhece a sua eficácia em patologias tais como:

  • bronquite, pneumonia, asma, rinite, sinusite, hipertensão arterial;
  • úlcera peptídica, disfunção biliar, diabetes mellitus, acne, dermatite, reumatismo;
  • má posição fetal, hemorróidas, celulite, obesidade, insónias, obstipação, alcoolismo, dores articulares, prostatite, incontinência urinária e fecal;
  • enurese, síndrome de ménierre, ciática, nevralgia do trigémio, polinefrite, cefaleias, depressão, neuroses psíquicas, torcicolite, tenossinovite, tabagismo;
  • gripe, tosse, tonturas e vertigens, tinitus (zumbidos), angina de peito, otites, impotência sexual, problemas menstruais, síndrome menopausica e patologias da mama.

Em que consiste uma consulta de MTC?

Numa consulta de MTC é feito um diagnóstico energético demorado e completo que inclui o exame dos pulsos, o exame da língua e um diálogo que ajude a clarificar os sintomas e causas presentes (tendo em conta também o contexto social do paciente).

Quando completo o diagnóstico, o Especialista prescreve os tratamentos mais adequados, numa perspectiva de integração das várias técnicas de MTC: Acupunctura, Fitoterapia e Massagem. É provável que o paciente receba ainda algumas recomendações de Dietética. Pode acontecer também que lhe seja recomendado iniciar uma prática pessoal de Ginástica Energética (Chikung).

3 comentários:

Cristi@ne disse...

Olá Rodrigo, seu blog é 10!! gostei mto viu? vou já acompanhar...rs
olha, te ofereço meus mimos para selas nossa amizade, aceitas? te espero lá...bjinhos e ótima semana!

evanir disse...

Que o vento cante baixinho para
serenar seu coração.
Que você esteja em plenitude
explorando todos os seus tesouros
de Deus.
para fazer de cada momento seu,
único e especial .
Uma abençoada semana.
Beijos no coração .
Evanir..
Amei seu blog.

Vivian Pereira disse...

OLá!!! Gostei muito do seu blog!!! cheguei aqui através do blog da Hanna... interessante esse seu post sobre medicina tradicional chinesa, tinha algumas dúvidas sobre o q era exatamente e vc explicou muito bem...

Parabéns pelo blog!! Já virei sua seguidora!!!

Bjoss e ótima semana!!