sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Revanche dos ciclistas

Aos domingos, bicicletas tomam o lugar dos carros em faixa temporária

- A A +

Fernanda Nascimento
Revista Veja – 09/09/2009

No último domingo (30), as bicicletas ganharam uma pista exclusiva em quatro avenidas do Ibirapuera e do Itaim Bibi. O percurso de 5 quilômetros que liga três parques da Zona Sul – Ibirapuera, das Bicicletas e do Povo – lotou: cerca de 10 000 pessoas pedalaram das 7 ao meio-dia. No novo programa de lazer criado pela prefeitura, os bikers chegaram a formar filas nos cruzamentos à espera da abertura dos semáforos.

Desobedecendo à recomendação dos 130 monitores que trabalharam na organização, a maioria não descia da magrela para atravessar a rua de modo a garantir a segurança de quem estava a pé. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou que vai mudar o percurso para que só reste um cruzamento sobre faixa de pedestres. Também será eliminado o trecho de calçada na Avenida Faria Lima.

Mesmo na pista exclusiva para os pedais, muitas pessoas aproveitaram para correr, andar de patins ou de skate. Apesar de ser um desconforto para quem está de bicicleta, isso é permitido. De modo geral, no entanto, a segurança na ciclofaixa, separada dos carros por cones e por uma faixa vermelha pintada no chão, foi aprovada.

O sucesso da faixa adaptada mostrou a demanda da população por passeios seguros sobre duas rodas. São Paulo tem só 10 quilômetros de ciclovias fixas. Estima-se que 160 000 pessoas usem esse meio de transporte diariamente. A empresária Márcia Mello costumava pedalar no Parque Villa-Lobos, mas foi experimentar a novidade com o marido, o publicitário Meyer Cohen. "É uma pena que não exista uma pista do Alto de Pinheiros até aqui", queixou-se Márcia. "O trajeto é perigoso." Para atender pessoas como ela, a ciclofaixa deve crescer. "Nossa ideia é expandi-la ao Parque Villa-Lobos e à USP", promete o prefeito Gilberto Kassab. "Estamos conversando com a administração da universidade para liberar a área aos ciclistas pelo menos aos domingos de manhã."

35 horas de música, teatro e literatura na Vira Cultura


A Livraria Cultura realiza a segunda edição do “Vira Cultura”. Serão 35 horas ininterruptas – das 9 h deste sábado, 28, até às 20h do domingo, 29, de uma programação com diversos eventos. Entre os destaques, haverá aula de ioga, com música indiana ao vivo. A entrada é Catraca Livre.

As atividades vão passar cinco unidades da Cultura localizadas no Conjunto Nacional, nos corredores da própria galeria, no Cine Bombril e na Academia Bio Ritmo. Entre as atrações está a apresentação de Analdo Baptista, djs, sessão de autógrafos do documentário “Contratempo” de Malu Mader e Mini Kerti, e do cd da cantora Ana Cañas.

Aproveitem...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Seu Corpo..



sempre saudável

Sintonize-se com seu corpo

Conhecer o bom funcionamento do corpo para manter a saúde em dia é mais prático e barato que curar doenças

Neste exato instante, esteja você onde estiver, há uma casa com seu nome. Você é o único dono. Mas, vez ou outra, perde as chaves da entrada e fica do lado de fora, vendo apenas a fachada. Essa casa, que abriga suas lembranças, sentimentos e emoções, é o seu corpo. "Se as paredes falassem", você saberia de cada coisa...

Pois é, na casa que é seu corpo elas falam. "Estou lentamente digerindo a feijoada", diz o estômago. "Essa ansiedade me deixa acelerada", diz a respiração. "Preciso suar a camisa toda vez que você se expõe demais ao vento", exclama o sistema imunológico. Você pode ouvir essas vozes? Ou faz tempo que delegou sua saúde e bem-estar a médicos, psiquiatras, pais, maridos, mulheres, terapeutas, filhos?

Num mundo regido pelo corre-corre e por estímulos externos, é comum estarmos demasiadamente ocupados, sem energia, sugados pelo trabalho e confusos em desempenhar tantos papéis. Nessa toada, ficamos cegos, surdos e mudos sobre o que acontece dentro de "casa" e só prestamos atenção quando algo vai mal - quando surge uma dor estranha, uma doença.

Por fim, passamos a responsabilidade do nosso corpo aos outros. "Por favor, alguém tome conta de mim!", grita nosso organismo. Quando isso acontece, renunciamos a autonomia, abdicamos de nossa soberania individual e passamos a pertencer totalmente aos poderes e aos seres que nos recuperam. Se você vai ao médico com a queixa de uma doença mas mal consegue relatar como é seu estado normal de saúde, algo vai mal. Se ainda carrega a expectativa de que uma consulta e alguns exames laboratoriais possam dar conta do recado que é, em primeiro lugar, seu, então algo tem que mudar mesmo.

Antes que esse papo soe pesado e cansativo, aí vem a boa notícia: é possível reencontrar as chaves do nosso corpo, tomar posse dele, habitá-lo e nele incorporar a vitalidade, a saúde e a autonomia. O caminho do autocuidado pode ser prazeroso e instigante quando descobrimos possibilidades até então inéditas. E, antes que você dê ouvidos a ele por mal, que tal começar a se conhecer em seu estado sadio, íntegro e equilibrado?

TODOS OS SENTIDOS
"Para começar, faça uso dos cinco sentidos", diz Katia Rubio, psicóloga e professora da Escola de Educação Física e Esportes da USP. O espelho pode ser parceiro no diálogo com o corpo, ajudando-nos a observar se há algo de diferente, se há manchas, inchaços e anomalias. Os sinais auditivos também falam com a gente: os barulhos do estômago, o nheco-nheco do joelho e o som do coração podem dizer se algo está diferente.

Aliás, você já parou para ouvir sua respiração hoje? É através do contato com a respiração que conseguimos entrar na sintonia do corpo e sentir o que ele está falando através da percepção do ritmo corporal. "É nas pausas que conseguimos escutar o corpo, pois seu ritmo é diferente do ritmo do dia a dia. Por isso é importante se permitir quebrar a rotina para entrar em contato com o ritmo orgânico", diz a terapeuta reichiana Flávia Ferretti, de São Paulo. Conhecido como relógio interno, o intestino é o órgão mais suscetível à mudança de rotina, já que tem hora marcada para funcionar.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Repetindo pois merece ... aproveitem..


Os melhores espétaculos de São Paulo a R$5,00 Aproveitem..
Para maiores informações segue o link.

http://www.vaaoteatro.org.br/

Boa Noticia...

Sacolas de papel chamam atenção à sustentabilidade


As sacolas plásticas podem dar lugar não só às ecobags. Um novo projeto, batizado de BagNews, investe em uma sacola de papel Kraft reutilizável, com espaço para publicidade. As primeiras peças começam a ser distribuídas por comerciantes da região de Santo Amaro, zona sul paulista. O mesmo projeto foi lançado na Espanha há três anos e já soma cem milhões de sacolas distribuídas.
Nesta primeira fase do projeto BagNews serão distribuídas 60 mil sacolas, inicialmente em bancas de jornais. O diferencial do produto está na sustentabilidade, já que quando é descartado, a degradação ocorre em semanas . A iniciativa passa a fazer parte também da campanha “Eu Não Sou de Plástico”, da Prefeitura de São Paulo

Acontece em SP.

Maria Rita canta na Luz, dia 28


Show em frente ao Parque da Luz inaugura decoração de Natal, com 4 mil árvores espalhadas pela cidade.

Está confirmado: a cantora Maria Rita se apresentará no dia 28, a partir das 20h, em frente ao Parque da Luz. E a entrada será livre..

No dia seguinte, 29, acontece a inauguração da iluminação das 4 mil árvores de Natal decoradas e espalhadas pela cidade.

hl1-maria-rita

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cultura

Hoje, 11, CEUs exibem cinema nacional


Dentre a programação da 3ª Semana Ticket Cultura & Esporte o destaque de hoje, 11, fica para os filmes nacionais em diversos CEUs.

Entre os dias 6 e 15 de novembro, cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife vão receber cerca de 370 atividades culturais. A programação será distribuída estrategicamente em pontos centrais e periféricos dessas cidades, reforçando a proposta de democratização do evento.

A 3ª Semana Ticket Cultura & Esporte ocorre no mês em que é comemorado o Dia Nacional da Cultura, que foi dia 5 de novembro. De acordo com os organizadores, essa iniciativa cultural foi motivada por um estudo do Ministério da Cultura que mostra que 92% dos brasileiros nunca visitaram museus e apenas 13% vão ao cinema, ao menos, uma vez por ano. O estudo revela ainda que apenas 2% da população frequenta os circos e 5% vai ao teatro. A pesquisa também relata que a principal causa desse fenômeno é a falta de recursos financeiros. A expectativa da companhia é atrair cerca de 70 mil pessoas durante os dez dias de evento.

São Paulo
São Paulo irá receber o maior volume de atividades da 3ª Semana Ticket Cultura & Esporte. Entre os espaços na cidade que vão abrigar os eventos estão: o Memorial da América Latina, o Museu da Arte Moderna (MAM), Parque Villa-Lobos, Teatro Jaraguá, Catedral da Sé, Centro Cultural São Paulo (CCSP), o vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Cines Olido e Eldorado, 18 unidades do CEU (Centro Educacional Unificado), além de sete estações de Metrô.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Acontece em SP>

PLANETA TERRA.



A edição 2009 do Planeta Terra Festival será realizada no dia 7 de novembro no Playcenter, na cidade de São Paulo. As atrações, nacionais e internacionais, estarão dividas em dois palcos e o público contará com cerca de 12 horas de música.

Confira abaixo informações importantes para quem vai curtir o festival:

LOCAL
Durante boa parte do evento, as atrações do Playcenter estarão abertas para o público que estiver no local para curtir os shows. A abertura dos portões (P1 e P2 - verifique no seu ingresso qual é o portão indicado para a sua entrada) acontecerá às 14h e os brinquedos do parque funcionarão a patir desse horário.


CENSURA
Só será permitida a entrada de maiores de 18 anos.


Mais informações no link:

http://diversao.terra.com.br/musica/planetaterra/2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Selos importantes:

Selo: Por um mundo melhor!

Boa noite pessoas... visitantes e seguidores aqui do Coisas, etc e tal!

Fiz este "selo" especialmente para vcs... Para que divulguem em seus blogues

Terá como regra:

1. Postar as principais coisas que vc faz para cuidar do meio ambinete

2. Indica- lo para 10 blogueiros que tenham esta preocupação!

Valeu!


Selo: Segunda sem carne!



Este selo eu ofereço a todas pessoas, que queiram abraçar esta idéia!

Você não precisa se tornar um vegetariano! Basta ter um compromiço com este selo!

Brigaduuuuuuu




Você...

Você é importante

Você é importante
- Quando ama o trabalho que faz e as pessoas que o fazem com você, você se torna importante.
- Quando você é tão cuidadoso, generoso e preocupado que você pensa em outras pessoas, antes de você, você se torna importante.
- Quando você faz do mundo um lugar melhor do que você o encontrou, você se torna importante.
- Quando você continua a aumentar a qualidade do que faz e como você faz, você se torna importante.
- Quando você ensina e perdoa e ensina mais ainda, antes de julgar e criticar, você se torna importante.
- Quando você toca no coração e na alma das pessoas por suas ações (e palavras), você se torna importante.
- Quando as crianças crescem querendo ser você, você se torna importante.
- Quando você vê o mundo como está, mas insiste em tentar fazê-lo como acha que ele pode e deve ser, você se torna importante.
- Quando você inspira um ganhador do prêmio Nobel ou um morador de favela, você se torna importante.
- Quando o lugar se enche de luz quando você entra, você se torna importante.
- E quando o que você deixa para outras pessoas continua por horas, dias ou uma vida toda, você se torna importante.

Seth Godin

Dicas para sua saude.

Banho de bem-estar


A água revela-se como uma importante aliada contra diversas doenças. A crenoterapia explica como chegar lá


por Ana Gomes


Esse conceito de "turismo-saúde" já é explorado, inclusive, na Europa. "Lá as empresas estimulam a ida dos funcionários às estâncias", complementa Parizotto. Já no Brasil, essa parece ser uma realidade ainda distante, apesar de, em 2006, a crenoterapia ter entrado para a lista de técnicas terapêuticas que instituem a medicina complementar e integrativa na rede pública de saúde. "É um avanço", comemora Bontempo.

Tipos de fontes
Água é tudo igual? Não mergulhe nessa cilada

Sulfurosa: enxofre é seu principal componente. É antirreumática, antialérgica, desintoxicante e antiinflamatória.

Cloretada: sua composição é caracterizada, sobretudo, pela presença de cloreto. É expectorante e antiinflamatória.

Bicabornatada: rica em bicabornato, é antiácida e digestiva.

Ferruginosa: possui ferro, portanto, é antianêmica e reconstituinte.

Cálcica: contém cálcio em maior quantidade. É antialérgica, sedativa e antiinflamatória.

De malas prontas
Confira algumas cidades brasileiras que possuem estâncias hidrominerais

Goiás: Caldas Novas e Rio Quente.

Minas Gerais: Poços de Caldas, Caxambu, Araxá, São Lourenço, Lambari, Cambuquira.

Santa Catarina: Gravatal, Chapecó e Santo Amaro da Imperatriz.

São Paulo: Águas de Lindóia, São Pedro, Serra Negra, Águas da Prata e Olímpia. Paraná: Sulina.

Atenção...... Divulguem amigos...

Almíscar natural

Perfume agradável, cheiroso... origem: sofrimento de animais!

Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África, é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar.

Recente Investigação da organização WSPA revela mais uma crueldade, similar à dos ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar.

O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume.

Informação
O ano de 1900 representou o auge no comércio do óleo de almíscar, quando cerca de 1400kg do óleo foram coletados, causando a morte de cerca de 50000 animais. Atualmente, o comércio mundial do óleo de almíscar natural é limitado a 300kg por ano, o que ainda representa a morte para milhares de animais.

Divulguem
Muitos usam perfumes ou outros produtos que contém essa substância sem saber da sua origem.


Boicotar é o primeiro passo para ajudar. Não usem produtos que contenham almíscar natural. Utilize somente produtos com almíscar artificial.

Vamos Rir um poco...

Aguarde: Circo e Palhaços vão tomar conta de São Paulo

A alegria dos palhaços colore a cidade de São Paulo neste mês de novembro. Acontece o 1º Festival Municipal de Circo, dos dias 16 a 22, que traz, entre muitas das atrações, a inauguração do Centro de Memória do Circo. Antes, nos dias 6 e 7, tem teatro circense na Praça do Patriarca. Confira a programação:

Teatro

Projeto multidisciplinar que realiza espetáculos “de rua” e “na rua”. Os espetáculos abrangem diferentes gêneros circoartísticos como música, arte circense, arte visual, dança e teatro de rua.

A apresentação fica por conta do Núcleo Pavanelli, grupo de teatro de rua e circo que tem como proposta pesquisar uma dramaturgia, interpretação e estética, voltada para a rua como espaço cênico, levando em conta suas especificidades. O Núcleo tem como meta estimular a formação de grupos e levá-los a pensar a rua e os espaços públicos como palco.

Serviço:
Núcleo Pavanelli de Teatro e Circo – “O Básico do Circo”
6 e 7 de novembro
Sexta e Sábado – 12h30
Local: Praça do Patriarca
Classificação indicativa: Livre.
Entrada Free..

Reportagem Catraca Livre.